ATÉ BEBÊS USAM LENTES


Até os bebês usam lentes de contato
O sucesso do tratamento está diretamente ligado ao envolvimento e dedicação dos familiares
Muita gente não gosta de óculos. Alguns consideram feio; outros, incômodo. Por isso, preferem usar lentes de contato. Mas há pessoas que precisam usar lentes porque os óculos não são suficientes para proporcionar boa visão. As lentes de contato são úteis principalmente para quem tem miopia ou hipermetropia muito mais forte em um dos olhos. Crianças, adultos e, em casos especiais, bebês podem usar lentes de contato, basta ter recomendação e acompanhamento médico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria – SOBLEC, no mundo inteiro 95 milhões de pessoas dependem de lentes de contato. Práticas e discretas, além de não causar desconforto, não interferem no visual, o que explica o fato de a maioria dos 2,5 milhões de usuários no País ( 2% da população brasileira) serem mulheres, pré-adolescentes e adolescentes. A intensificação da prática de esportes aumentou o número de indicações nessa faixa etária.


A criança e a lente de contato
Normalmente, a correção ótica na infância é feita com óculos por razões claras. Os óculos não necessitam de cuidados especiais, portanto, são cômodos para os familiares e bem aceitos pelas crianças, que podem usá-los mesmo nos primeiros meses de vida. Raramente, a presença de deformidades pode tornar difícil ou impossível o seu uso. Entretanto, há condições em que só as lentes de contato conseguem melhorar a acuidade visual e possibilitar a correção dos dois olhos ao mesmo tempo. As principais indicações são para melhorar a visão e proporcionar visão binocular como por exemplo criança operada de catarata unilateral astigmatismo irregular decorrente de cicatrizes corneanas, ceratocone e também em alta miopia, etc.
Atualmente, graças à grande diversidade de materiais utilizados, até os bebês podem usar lentes de contato. Além da capacidade técnica do profissional, o sucesso do tratamento depende muito do envolvimento e dedicação dos familiares, que devem ficar atentos a qualquer mudança nos olhos da criança e ter cuidados redobrados com a higiene, para manter a integridade das lentes e a saúde ocular da criança. Se as lentes não forem limpas corretamente, com produtos apropriados, pode haver proliferação de microorganismos e danos aos olhos.
As crianças podem desenvolver complicações, às vezes graves, como úlceras de córnea. As complicações infecciosas são as mais temidas e as mais freqüentes quando é feito o uso contínuo da lente de contato por determinado período. Os país da criança devem ser avisados sobre os possíveis riscos e instruídos para retirar imediatamente a LC e consultar o oftalmologista se aparecer algo diferente como: olho vermelho, lacrimejamento, dor ou mancha opaca na córnea. Eles precisam também aprender a colocar e retirar a lente. Isso deve ser feito à noite, uma vez por semana de preferência, para submetê-la à limpeza e desinfecção, aproveitando para observar se existe algum sinal de alerta na córnea da criança.
Seguir corretamente as orientações do oftalmologista, inclusive utilizando os produtos adequados para higiene e umidificação das lentes, é o caminho certo para o sucesso do tratamento.


CONTATO:
Elenice CruzCanal 3 - Comunicação Integrada(11) 6204-9744 (voz/fax) 9912-7250 (cel.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIRURGIA DE CATARATA

TOXOPLASMOSE- O que é,como se adquire e quais os sintomas.

GLAUCOMA ( PARTE 2 )